Porque tomar água de coco? Damos-lhe 7 razões

Porque tomar água de coco? Damos-lhe 7 razões

Porque tomar água de coco? Damos-lhe 7 razões

É o substituto perfeito às bebidas isotónicas para desportistas pelo seu efeito hidratante, baixo em calorias e com grande conteúdo energético.

Conhece os benefícios da água de coco? Aqui lhe adiantamos os mais importantes.

Numerosas “celebrities” como Rihanna, Madonna, Gisele Bündchen o Matthew McConaughey confessaram publicamente que esta bebida é uma das suas favoritas para a sua hidratação. Embora a sua origem esteja no Brasil, Sri Lanka ou Indonésia, já não é necessário viajar até estes países afrodisíacos para disfrutar da água de coco e das suas múltiplas propriedades para o nosso organismo.

Precisamente, e não só pela grande publicidade que os mais famosos fazem a este “elixir” como bebida saudável, a água de coco tambémganhou importância nas preferências daquelas pessoas que praticam desporto assiduamente. O motivo não é outro senão pela sua grande quantidade de potássio, quase cinco vezes mais do que qualquer outra bebida isotónica, segundo inúmeros estudos realizados a este respeito.

Porém, há muitas outras razões pelo que não podemos deixar passar esta oportunidade para falar sobre a água de coco. O seu efeito hidratante e reconstituinte, por exemplo, ajuda o corpo a recuperar-se e a hidratar-se, tornando-se extremamente eficaz quando se praticam exercícios de média e longa duração.

  • Previne o envelhecimento prematuro

Assim é. Dizem que a beleza está no interior, e no caso dos cocos emparticular. Além da sua hidratação, o sucesso da água de coco está também no seu efeito antienvelhecimento. Contém um grupo de hormonas vegetais chamadas citocinas que estão relacionadas com o crescimento, desenvolvimento e envelhecimento das plantas. Neste sentido, há inúmeras investigações que falam de um efeito antienvelhecimento nas células humanas, prevenindo os sinais dapassagem da idade prematura.

  • Atua como tónico digestivo

O seu consumo ajuda a melhorar a digestão graças às suas enzimas bioativas. No seu país de origem, diz-se que ele foi utilizado para tratar doenças tropicais como disenteria, constipação ou parasitas.

  • Contra a desidratação

Já o referimos no inicio desta publicação. A água de coco é uma bebida natural que ajuda a reidratar o corpo devido ao seu conteúdo de eletrólitos. Contém minerais muito importantes para o organismo como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, que proporcionam energia e melhoram o rendimento físico. É umaalternativa muito eficaz às bebidas isotónicas para desportistas, tendo em conta que a água de coco é 100% ecológica. Apesar da sua pouca consistência, a sua composição é mais completa em termos de minerais, como ferro ou zinco, o que a torna mais eficaz que outras frutas como a laranja.

  • Apta para todo o mundo

Trata-se de uma bebida natural e vegetal, o que torna numa opção perfeita para qualquer pessoa: vegetarianos, veganos, macrobióticos, celíacos… Deve-se destacar que a água de coco émuito baixa em calorias e o seu PH em torno de 5 faz com que seja pouco ácida. Consumir uma água BIO, por outro lado, assegura-nos que as propriedades e qualidades do coco são mantidas ao máximo e que o processo de manipulação foi o mínimo possível. Por outro lado, o seu sabor doce será um grande apoio para todo o tipo de dietas, porque funcionará como um substituto às bebidas açucaradas e gasificadas.

  • Recomendado para o cérebro

Ajuda a memória e a concentração pelo seu conteúdo de potássio, mais do que a banana, inclusive. Recordamos que o potássio é um mineral essencial para regular os batimentos do coração e a função muscular. Por outro lado, os eletrólitos facilitam o funcionamento do sistema nervoso e transmissão nervosa, melhorando também o funcionamento cognitivo.

  • Rica em antioxidantes

Contém vitaminas do grupo B, minerais e oligoelementos como o zinco, o selénio e iodo. É rica em aminoácidos, fito nutrientes e antioxidantes que ajudam a abrandar a ação dos radicais livres.

  • Nutre ossos, unhas e dentes

Sim, o coco funciona como remineralizante, por isso é uma bebida muito recomendável para crianças em fase de crescimento. O seu conteúdo de vitamina A também é muito positivo para manter os olhos saudáveis.

 

Quando tomar?

Em jejum:

É neste momento do dia que traz mais benefícios. Se for consumida antes do pequeno-almoço, será um bom aliado para fortalecer o sistema imunológico e proporcionará muita energia para começaro dia. Graças à presença de eletrólitos, como já mencionamos, favorece o correto funcionamento do sistema nervoso e da função cognitiva.

Meio da manhã:

Pode substituir o café ou sumos por água de coco devido ao seu efeito saciam-te, porém muito baixo em calorias. Isto irá ajudar a manter uma dieta equilibrada.

Depois das refeições:

Perfeita para uma boa digestão graças ao seu conteúdo de enzimas bioativas e bom aliado para evitar constipação

Após o exercício:

Sem dúvida, o seu poder refrescante e hidratante ajudará a recuperar depois da prática desportiva. A água de coco é um substituto natural das bebidas isotónicas devido ao seu alto teor de potássio para evitar cólicas ou regular o ritmo cardíaco.

Antes de deitar:

As vitaminas do complexo B são eficazes na redução do stress e o seu conteúdo de magnésio e potássio também o ajudaram a descansar melhor. O seu poder refrescante, evitará que fique com sede de madrugada. Claro, que deve optar por um jantar leve, pois ingerir grandes quantidades de comida pode reverter todos os benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *