As sementes de toranja possuem inúmeros efeitos sobre a saúde que estão a ser estudados por diversos centros de investigação científica
As sementes de toranja são objetos de estudos científicos importantes
A Natureza oferece-nos muitas vezes inesperados e preciosos tesouros para a nossa saúde e bem estar. Tal é o caso das sementes de toranja que por acaso foi descoberto há algumas décadas o seu grande potencial terapêutico como um antimicrobiano natural, não apenas contra vírus e bactérias, mas também há evidências de que neutraliza leveduras, outros fungos e parasitas.
De facto, se o fruto de toranja é conhecido pela sua riqueza em Vitamina C e B e as suas propriedades em dietas, as suas sementes contêm um segredo muito importante, sendo atualmente o epicentro de importantes investigações científicas em centros de renome internacional como o Instituto Pasteur, em França, e do Instituto de Microbiologia em Herborn, Alemanha.
Flavonóides e Vitamina C
As sementes de toranja são ricas em Vitamina C, B1, Tocoferol e vitamina E e flanavóides como linalol ou naringina.
Os flavonóides são antioxidantes que potenciam os efeitos da vitamina C e são benéficos em caso de fragilidade capilar, sangramento nas gengivas, varizes, hemorróidas, etc. Além disso, os flavonóides podem ligar-se aos metais tóxicos e facilitar a sua expulsão do organismo.
A Vitamina C intervêm em muitos processos metabólicos como a formação de colagénio da pele, ossos, articulações, sistema vascular e é também um potente antioxidante. O organismo, possui um efeito bacteriostático e antibiótico. Também é um agente antiobacteriano com propriedades antimicrobianos, que inibem o desenvolvimento de bactérias e fungos. Entre os bioflavonóides contém hesperidina, em estimulante natural do sistema imunitário.
A descoberta de um remédio natural
Em 1980, no estádio da Flórida, o Dr. Jacob Harich, jardineiro nos seus tempos livres, descobriu que as sementes de toranja que se encontravam ao abandono no seu jardim, não apodreciam. Movido pela curiosidade, o médico, que também é um físico de renome, decidiu analisar o fenómeno estranho. O resultado é notável: a semente de toranja contém uma substância que parece mais eficaz e inofensiva do que qualquer antibiótico conhecido até a data.
Porém não é tudo. Muitos institutos de investigação a nível mundial, entre eles, o Instituto Pasteur em Paris, começaram a estudar o fenómeno e descobriram as suas amplas propriedades. Desta forma, comprova-se que o extrato de sementes de toranja é eficaz não só na eliminação de vírus e bactérias, mas também sobre fungos e parasitas. Ele provou a sua eficácia em 800 estirpes diferentes de vírus e bactérias, assim como em centenas de fungos e numerosos parasitas, preservando a flora intestinal, algo que não ocorre com os antibióticos convencionais. Entre outras muitas propriedades também reforça o nosso sistema imunológico.
Outros benefícios da semente de toranja
O extrato de semente de toranja não destrói as bactérias benéficas, tais como as bifidobactérias deixando intacta a flora intestinal. Verificou-se que para além de 100% natural, não têm nenhum ti2929po de toxicidade.
Graças as suas propriedades antimicrobianas, antibacterianas e fungicidas, o seu uso mais frequente varia desde problemas gastrointestinais, gripes e resfriados, infeções articulares até a sua utilização como desinfetante para a higiene pessoal ou doméstico.
Em suma, as sementes de toranja são muito versáteis e a ciência continua a investigar até onde vão as suas potencialidades nos diferentes problemas de saúde. Estamos muito atentos para lhe dar mais novidades.
Bibliografia
- Ko KY1, Geornaras I, Paik HD, Kim KT, Sofos JN. Effects of Plant-Derived Extracts, Other Antimicrobials, and Their Combinations against Escherichia coli O157:H7 in Beef Systems. J Food Prot. 2015 Jun;78(6):1090-7. doi: 10.4315/0362-028X.JFP-14-377.
- Lee Reagor, Jean Gusman, Lana McCoy, Edith Carino, John P. Heggers. The Effectiveness of Processed Grapefruit-Seed Extract as An Antibacterial Agent: I. An In Vitro Agar Assay. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. June 1, 2002, 8(3): 325-332.
- Ganzera M., Aberham A., Stuppner H. Development and validation of an HPLC/UV/MS method for simultaneous determination of 18 preservatives in grapefruit seed extract. Institute of Pharmacy, University of Innsbruck, Innrain 52, 6020 Innsbruck, Austria. J Agric Food Chem. 2006 May 31;54 (11):3768-72.
Olá bom dia.
Queria encomendar e saber preços como a melhor maneira de o fazer. Obrigado
Bom dia por favor envie um email para info@drasanvi.pt com os seus dados e as suas questões e será contactado pela nossa equipa comercial para o ajudar. Obrigado