fito-aromaterapia cosmética

O que é a fito-aromaterapia cosmética

A fito-aromaterapia junta os benefícios das propriedades dos extratos das plantas, os óleos vegetais e os óleos essenciais

Redescobrir a natureza, buscar constantemente a pureza, extrair das plantas todas as propriedades que nos fornecem saúde ai nosso organismo… Despedirmos dos parabenos, óleos minerais, silicones, derivados dos plásticos… Isto é, voltar ao essencial, ao que somos, e aproveitar da mão terra todos os componentes que nos oferece sabiamente para a nossa saúde e bem-estar. Todo isto graças à fito-aromaterapia cosmética.

Em Drasanvi, sempre destacamos os benefícios que nos fornecem para a pele, os princípios ativos derivados da natureza. Dando protagonismo ao uso de óleos vegetais e extratos cujas propriedades nos fazem ter uma pele bela, saudável e cuidada. Todavia, queremos ir ainda mais além, juntando uma “pérola” mais a esta mistura, o óleo essencial. Assim, esta soma dá como resultado a fito-aromaterapia cosmética.

O que é a fito-aromaterapia cosmética?

A fito-aromaterapia é a sinergia de extratos, óleos vegetais e óleos essenciais orgânicos, em diferentes formulações cosméticas e de produtos de higiene (champôs, geles, loções corporais, creme facial, etc.). Ao somar as propriedades de tão maravilhosos e efetivos princípios ativos, conseguiremos uma joia para todos os nossos sentidos, não só para a pele, mas também para todo o nosso organismo. Podemos falar de muito mais que um cosmético natural.
Mas, lembre-se de que devemos saber que tipo de pele temos, para poder usar o produto que mais se adapte às nossas necessidades.

O que é um óleo essencial?

Um óleo essencial é um extrato líquido obtido por destilação ou outros métodos, da parte ou partes das plantas ou árvores aromáticas, onde se encontram as glândulas secretoras. Simplificando, trata-se da essência destilada das plantas aromáticas.

Estas “pérolas” estão compostas por diferentes moléculas, que nos fornecem um amplo leque de propriedades. É importante que o óleo essencial seja quimiotipado, que é uma forma de classifica-lo química, biológica e botanicamente, e assim conhecer a molécula com maior presença ou destaque entre todas, dando-nos a segurança de defini-lo de forma clara e assim usar as suas propriedades segundo a necessidade da nossa pele. Ainda, não devemos esquecer que possuem uma influencia positiva sobre o nosso estado de animo, as nossas emoções… com só cheirar podemos relaxar, ativar-nos ou recuperar o nosso sorriso…

Os óleos essenciais orgânicos ajudam ao corpo e a mente a recuperar uma sensação de bem-estar e harmonia. Não devemos esquecer que a pele e o cérebro estão relacionados intimamente por meio de neurotransmissores e tudo o que nos acontece, afeta a pele de forma direta.

O óleo essencial tem a capacidade, pelo seu pequeno peso molecular, de transpassar a barreira da pele e trabalhar nas camadas mais profundas, onde outros princípios ativos não conseguem chegar.

Assim, convido-te a testar a fito-aromaterapia cosmética. De certeza que a tua pele e os teus sentidos agradecerão esta benéfica sinergia.

Bibliografia

  • Gattefosse RM: Gattefosse’s Aromatherapy. Essex, England:CW Daniel, 1993
  • K.P. Svoboda, S.G. Deans, Biological activities of essential oils from selected aromatic plants, Acta Hort, 390 (1995), pp. 203–209
  • The encyclopedia of aromatherapy, Healing Arts Press, Rochester (1996)
  • Valnet J: The Practice of Aromatherapy: A Classic Compendium of Plant Medicines & Their Healing Properties. Rochester, NY: Healing Arts Press, 1990
  • Wildwood C: The Encyclopedia of Aromatherapy. Rochester, Vt: Healing Arts Press, 1996
  • Ziosi, S. Manfredini, S. Vertuani, V. Ruscetta, M. Radice, G. Sacchetti, Evaluating essential oils in cosmetics: antioxidant capacity and functionality, Cosmet Toilet, 125 (2010), pp. 32–40

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ángela Tejedera

Diplomada em Aromaterapia Científica

Especialista em Estética e Bem-estar