Aprende a Superalimentarte

Os Superalimentos, a alternativa para viver melhor

Na composição dos Superalimentos estão presentes, de forma natural, grandes quantidades de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais.

A palavra Super, e um prefixo de origem latina, que entre outros significados, traduz-se por superioridade ou excelencia. Desta forma encontramos palavras como superdotado, superpotencia ou super-homem.

Nos últimos anos, este prefixo também apareceu no mundo da alimentação, aparecendo um nome novo para nos, os “Superalimentos”. Ainda sendo um nome relativamente recente, o termo ja foi assimilado por muitos setores da população, porque na verdade… A saude e o bem-estar sao muito importantes!

O que são os Superalimentos?

Os Superalimentos sao alimentos de origem vegetal com excelentes qualidades nutricionais. Na sua composição estão presentes, de forma natural, grandes quantidades de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais. Também acostumam ser ricos em proteínas ou fibras. Este aporte natural e suas qualidades deram-lhe popularidade e representabilidade na nossa alimentação. Acostumam ser consumidos por vegans e vegetarianos, pessoas com carencias nutricionais ou requerimentos especiais, e todos aqueles que procuram novos sabores e novas ideias.

Procedência ecológica

Os Superalimentos juntam distintos alimentos, alguns deles de uso diario, como os brócolos, e muitos outros que chegam de mais longe e ate desconhecidos, como a maca ou o açúcar de coco.

Efectivamente, para se beneficiar destas propriedades, e importante ter em conta a qualidade e a procedência ecológica dos mesmos, assim como o modo de extração.

Sobre a sua procedencia, e importante escolher que seja ecológica – verifique que leve o selo Bio da União Europeia. Desta forma, garantimos a sua qualidade, e que esteja livre de outras substancias, alem de nos garantir que o modo de recolecao e extração foi respeitoso com o meio ambiente.

O sistema de obtenção também e muito importante para conquistar todas as propriedades dos superalimentos, tal como sao encontrados na natureza. Recomenda-se rever que a etiqueta inclui palavras como cru ou raw, assim garantimos que o alimento foi obtido do alimento em cru e nao foi submetido a nenhum tratamento de calor, conservando, assim, todas as propriedades dos mesmo e evitando a degradação de substâncias sensíveis a temperatura, como as vitaminas. Para entender a questão usaremos os Brócolos como exemplo. Os brocolos sao legumes conhecidos pela sua riqueza em glucosinatos, interessantes pela sua capacidade antioxidante, as quais se destroem, em parte, após o processo de cozedura.

Como podem ser tomados?

A forma de tomá-los e diversa e variada, podendo ser preparados da forma que mais se adapta aos gostos ou resultados; tomado diretamente com agua, em forma de batido ou smoothie ou elaborando as mais diversas receitas, boas, diferentes e acima de tudo, saudaveis.

Mas se quer ampliar essa informação, a seguir facilitamos diversas informações que podem ajudá-lo a entender melhor os beneficios dos Superalimentos e fazer umas deliciosas receitas com eles.

Bibliografía

  • ‘Superalimentos: El poder curativo de los nutrientes esenciales’. De  Varda Fiszbein y editado por Obelisco Ediciones.
  • ‘Superalimentos: Para vivir más y mejor’. De RBA con más de 100 recetas saludables
  • ‘Superalimentos. 66 recetas nutritivas’, de Lunwerg
  • ‘Come bien y vive más y mejor’, del doctor Antonio Escribano y editado por Espasa 2016.

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