Melhora a tua digestão com ananás, kiwi e papaia

Melhora a tua digestão com ananás, kiwi e papaia

Os melhores alimentos para facilitar as digestões pesadas

Cuidar da nossa saúde é cuidar da nossa dieta e se podemos encontrar a forma de facilitar a nossa digestão através de uma alimentação saudável, ainda melhor.

A finalidade do processo de digestão é transformar os alimentos em substâncias que podem ser absorvidas e utilizadas pelo organismo. No entanto, em ocasiões, a digestão pode ser alterada devido ao organismo perder a capacidade de digerir certos alimentos, o que provoca alguns sintomas que se associam a uma má digestão.

Sentir-se pesado após de almoçar um bom bife, umas tripas ou qualquer outro tipo de comida com abundância de proteínas e gorduras, pode estragar-nos o dia. Hoje, vamos a explicar como podemos, de forma natural, evitar que as proteínas, carboidratos e gorduras desse tipo acabem numa indigestão.

O que são as enzimas digestivas?

Uma enzima é um tipo de proteína que aumenta a velocidade de reação bioquímica. Concretamente, as enzimas digestivas encontram-se maioritariamente em frutas e legumes, que devem sempre formar parte da nossa dieta, já que quando se consomem com outros alimentos, catalisam o processo de digestão. É útil incorporar este tipo de enzimas especialmente em pessoas que sofrem de digestões pesadas, obstipação ou gastrite.

Existem na natureza frutos que contêm umas enzimas digestivas muito eficazes para ajudar a digerir os alimentos de uma forma mais saudável e destoxificar pela sua vez o nosso organismo. Alguns deles, de forma destacável, pela sua elevada concentração como o ananás, a papaia ou o kiwi.

Ananás

É a fruta com maior concentração de bromelina ou bromelaia, uma enzima protéase que ajuda na descomposição das moléculas das proteínas. É muito popular o seu consumo durante o natal, mas… sabia que a maior concentração de bromelina se encontra no tronco? Precisamente a parte que quase sempre se deita fora.

Papaia

Trata-se de uma fonte natural de protéase, uma enzima presente na polpa da fruta de papaia chamada de papaína. É uma ajuda digestiva que promove a rutura de uma comida rica em proteínas.

Kiwi

Contém uma enzima proteolítica chamada de actinidina. O kiwi é popularmente conhecido como a groselha espinhosa chinesa, que ajuda na digestão dos alimentos ricos em proteínas. Atua como catalisador para a digestão das proteínas.

Com isto, e um bocado de bolo, desejamos uma feliz digestão…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *