A maca e o desejo sexual na mulher

A maca e o desejo sexual na mulher

A libido ou desejo sexual na mulher aumenta com o tempo e, especialmente, com a experiência, embora não devemos esquecer fatores psicológicos. Tendo todo isto em atenção, podemos dizer que a madureza sexual feminina se atinge aproximadamente aos 35 anos.

As hormonas do desejo são os estrogénios e a testosterona, produzida pelos ovários. Ao longo da vida se produzem uma série de flutuações hormonais, especialmente no decorrer do ciclo menstrual, que influem notavelmente na intensidade do desejo feminino e, conforma os anos passam, com a menopausa, o nível de estrogénios na mulher diminui.

Por todos estes motivos, há momentos na vida da mulher nos quais necessita de alguma ajuda para melhorar o apetite sexual, é que melhor que nesta data tão especial para salientar os benefícios da Maca, uma planta extraordinária, muito conhecida na América do Sul por estas e outras propriedades, e pouco conhecida no nosso país.

A Maca é um tubérculo muito parecido à Nabiça, do qual se aproveita a raiz. É originário do Peru e cresce a mais de 3.500 metros de altitude, onde nenhum outro alimento. A estas altitudes, a terra tem muitos nutrientes de procedência mineral. A sua raiz tem sido usada por mais de dois mil anos como alimento para melhorar a energia e fertilidade tanto em homens como mulheres. Nos nossos dias se considera um dos potenciadores do desejo sexual natural mais efetivos que se conhecem.

Qualidades da Maca

  • Aumentar o desejo sexual, a resistência, o rendimento desportivo e a sensação de bem-estar geral. A maca é um adaptogéneo. Isto é, ajuda ao nosso corpo a adaptar-se as situações de stress, aumenta a capacidade do corpo para defender-se contra o enfraquecimento físico e mental.
  • Regula e aumenta a função do sistema endócrino, as glândulas que produzem as hormonas necessárias para as funções corporais e metabólicas essenciais como a fertilidade, a função sexual, a digestão, o cérebro e a fisiologia do sistema nervoso, e os níveis de energia.
  • Os homens a usam para aumentar a fertilidade e a função sexual.
  • Contém um grande número de antioxidantes, o que provoca um envelhecimento mais lento e reduz a produção de radicais livres.
  • Ajuda a aliviar os sintomas do síndroma pré-menstrual e a menopausa.

Benefícios da Maca durante a menopausa

  • A macamida encarrega-se de regular os níveis hormonais no hipotálamo e nas glândulas suprarrenais. Estas glândulas, por sua vez, ativam os ovários, tiroides e pâncreas para melhorar o seu funcionamento, além de produzir um número normal de hormonas.
  • Durante a pré-menopausa, o estado de transição à menopausa: ajuda a equilibrar, de forma preventiva, o balanço hormonal. Por exemplo se o estrogênio é dominante, a maca incrementará os níveis de progesterona para que as hormonas encontrem o seu ponto de equilíbrio. Ainda, o consumo de Maca nesta etapa ajuda ao sistema endócrino a se manter saudável; o que contribui a aliviar os efeitos da menopausa.
  • Durante a menopausa: A Maca previne as lufadas de calor, tão típicos desta fase, motivados pelos desequilíbrios hormonais.
  • Durante a pós-menopausa: ajuda a aumentar os níveis hormonais a um estado pós-menopáusico mais saudável, além de prevenir a osteoporose (pela sua grande quantidade de cálcio) já que a descalcificação óssea neste estádio é muito acentuada.

Por todos estes motivos, a Maca é considerada um superalimento. Trata-se de alimentos ricos em enzimas, vitaminas, minerais… que ajudam a proteger-nos contra as doenças. Ainda, estão cheios de antioxidantes e têm um amplio potencial terapêutico e propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Por isso, é boa ideia inclui-los na nossa alimentação para melhorar o nosso rendimento, aumentar a vitalidade e sentir-se rejuvenescidos. Não devemos esquecer que não são medicamentos, e que não todos sentem os mesmos efeitos.

Mas também encontramos outro tipo de suplementos alimentares elaborados com Maca, que incluem ainda outros ingredientes como a Vitamina B6, Damiana, Angelica e Gilbardeira (Roscos), que realizam uma ação sinérgica, melhorando os resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorena Pérez

Nutricionista Diplomada

Health Coach em Drasanvi