Guia útil para tratar de si se tem hipertensão

Guia útil para tratar de si se tem hipertensão

Que mudanças posso realizar no meu estilo de vida para melhorar os níveis de pressão arterial? Como pode ajudar-me a fitoterapia? Veja como…

Se o seu médico indicou-lhe que tem a tensão elevada, não brinque com isso. Trata-se de uma patologia bastante comum, mas não por isso menos perigosa. De facto, é chamada do “assassino silencioso”, porque em muitos casos é possível que não notemos nenhum sintoma, mas corremos o risco de sofrer enfarte, AVC ou insuficiência renal, entre outros problemas, por ter a tensão arterial demasiado elevada.

Conhece quais são os valores normais de tensão arterial?

  • <120/<80: valores ótimos.
  • <130/<85: valores normais.
  • 130 a 139/85-89: normal-elevada.
  • 140-159/90-99: HTA grau 1, ligeira.
  • 160-179/100-109: HTA grau 2, moderada.
  • >180/>110: HTA grau 3, severa.

Que mudanças posso realizar no meu estilo de vida para melhorar os níveis de tensão arterial?

– Deixe de fumar

Inclusive um só cigarro pode produzir subidas intensas de pressão arterial. Os fumadores devem tentar eliminar totalmente o hábito, em vez de diminuir o consumo para reduzir o risco.

– Modere o consumo de álcool

A toma de 3 ou mais bebidas alcoólicas ao dia produz elevação da tensão arterial e consequentemente um aumento do risco cardiovascular. Por outro lado, os “bebedores de fim de semana” de altas doses de álcool, têm maior risco de padecer um acidente cardíaco pelas flutuações na tensão arterial.

– Realize exercício físico

A actividade aeróbica realizada de forma regular (pelo menos três vezes por semana) é recomendável para a prevenção e controle da hipertensão.

– Reduza o stress

Para isso também é importante o exercício físico. porque melhora o nosso estado de animo. Além do ioga e o controle da respiração poderia ter efeitos benéficos para o sistema cardiovascular.

– Ria-se

O riso tem o mesmo efeito para os vasos sanguíneos que o exercício aeróbico.

Como deve ser a minha alimentação para evitar a hipertensão?

– Reduza o consumo de sal

Não supere as 5 g diários para adultos, o que supõe uma colher de café, aproximadamente. Tenha cuidado com os alimentos muito processados, podem conter grandes quantidade de sal. O melhor: evite-os. Ou no contrario, preste atenção às etiquetas. Para saber quanta sal contém um alimento processado, multiplique a quantidade de sódio indicada na etiqueta por 2,5.

– Diminua o consumo de gorduras saturadas e trans

Reduza o consumo de carne e aumente o de peixe, legumes e frutos secos.

– Diminua o consumo de açúcares

Principalmente, evite doces e refrigerantes

– Preferência no consumo de frutos, verduras, legumes, cereais integrais e azeite de oliva virgem extra

São ricos em polifenóis e têm um efeito favorável sobre o perfil lipídico e a tensão sanguínea.

Como pode ajudar a fitoterapia?

– Espinheiro branco

As suas flores possuem princípios activos que contribuem a regular a tensão arterial. As proacinidinas favorecem a produção de óxido nítrico, um vasodilatador endógeno que ajuda a descer a tensão arterial. Ainda, favorece o relaxamento do sistema nervosa.

– Alho

É um bom vasodilatador que aumenta o calibre dos vasos e baixa a tensão. Possui ajoeno, que contribui a que o sangue seja mais fluido e prevenindo a formação de coagulos.

– Olivo

As suas folhas contém oleuropeósidos, umas substâncias com acção hipocolesteromiante e vaso-dilatadora sobre a circulação. Também ajuda a regular as contracções do coração.

Espero que estas indicações o ajudem a controlar a sua tensão arterial e obter uma melhor qualidade de vida.

BIBLIOGRAFÍA

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