Descubra as propriedades da água micelar

Descubra as propriedades da água micelar

Recomendado como desmaquilhante, limpador ou hidratante, não contém perfumes nem parabenos e é capaz de captar a sujidade e o excesso de oleosidade.

O boom atual da água micelar tem conseguido ultrapassar muitos desmaquilhantes em matéria de cosmética natural.

Trata-se de um produto que tem varias décadas de vida, mas só agora é que as suas propriedades e benefícios para a pele se começam a destacar por cima de muitos produtos para o rosto pela sua grande capacidade limpadora e a rapidez de atuação.

Concretamente, a água micelar é uma solução de natureza aquosa composta por moléculas (chamadas micelas) que são capazes de captar a sujidade e o excesso de gordura que existe na nossa pele, deixando-a limpa e preparada para seguir com o nosso ritual de beleza (seja com sérum ou o creme hidratante habitual)

Quando o produto entra em contacto com a pele, as micelas abrem-se e são capazes de reter no seu interior os resíduos e impurezas do rosto. Por sua vez, a parte aquosa faz o efeito de um tónico limpador e não precisa de aclarar.

A seguir, enumeramos algum dos motivos pelos quais a água micelar está a ter grande aceitação:

  • É muito fácil de utilizar, tão só precisamos de um disco de algodão embebido no produto e passa-lo por todo o rosto.
  • Não existe perigo de irritação, já que não contém álcool, perfumes nem parabenos.
  • É válida para qualquer tipo de pele, até se temos uma pele mista/gordurosa podemos escolher uma específica que nos ajude a regular a produção de gordura e que reduza o tamanho do poro.
  • Não deixa sensação de aperto, como acontece se usamos geles, ou pelo contrario deixa a pele gordurosa, como fazem os leites desmaquilhantes. A sensação é de uma pele fresca e hidratada.
  • É um produto que pode usar varias vezes ao dia, mesmo que não leve maquilhagem, porque ajuda a refrescar a pele e elimina poros de pontos pretos.
  • Adapta-se a todas as peles.
  • As peles com vermelhão costumam reagir muito bem à água micelar. Este produto é um clássico nas farmácias pela sua ação calmante, que atua ao mesmo tempo como tónico de beleza, sem risco de irritar a pele.

Por todas estas qualidades e por alguma mais, a água micelar tem-se transformado num produto estrela no momento da limpeza diária da nossa pele. Algo que torna o processo de se desmaquilhar simples e rápido, sem ter que usar vários produtos diferentes.

Normalmente, é aconselhável utiliza-lo de manhã ao levantar para eliminar o excesso de gordura criado pela noite enquanto dormimos e deixar assim a pele pronta para a maquilhagem. Mas também pode ser usado para limpar a face após o exercício no ginásio, um dia de praia ou simplesmente após um dia de calor se após chegar do trabalho nos apetece sentir a pele do rosto mais fresca e hidratada.

Um tratamento muito natural

Fica aqui uma “receita” de água micelar que podemos fazer em casa de forma rápida e simples.

Ingredientes

  • 90 ml de água de rosas, que podemos encontrar em parafarmácias ou lojas especializadas
  • 3 ml de óleo de rícino sulfatado (em ervanárias ou centros dietéticos). Precisamos que seja “sulfatado” para potenciar as propriedades hidrossolúveis e tensioativas da nossa água.
  • Vitamina E (em gotas). É um antioxidante muito poderoso que nos ajudará a retardar o envelhecimento e a manter nutritiva pele, unhas e cabelo. Deste produto usaremos umas 20 gotas.
  • 5 ml de óleo de rosa mosqueta, outro hidratante e reparador da pele maravilhoso. Este produto também pode ser usado sozinho, aplicado diretamente sobre a pele irritada, muito seca pelo frio ou o sol, ou sobre alguma cicatriz, entre outros casos.
  • Um frasco de 150 ml para fazer a mistura

Elaboração

Para elaborar a água micelar caseira, só temos que ir acrescentando os ingredientes indicados no frasco selecionado, misturar bem e, pronto!

Vai ver o cheirinho tão bom que sentimos, graças a água de rosas!

*Como observação, é importante lembrar que antes de o utilizar devemos de agitar um pouco, para que todos os ingredientes se misturem bem. Depois, podemos colocar num algodão e aplicar no rosto.

Como aplicar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *