como reforçar o seu sistema imunológico

Gripes e catarros? Descobre como reforçar o seu sistema imunológico

Suplementos naturais como o reishi, o shiitake, o própolis ou a equinácea ajudarão a nos proteger dos patogénios externos e o nosso sistema imunológico.

Chega novamente o frio, os abrigos e, inevitavelmente, o catarro irritante e resfriados já são típicos desses tempos. O nosso sistema imunológico está projetado para nos proteger de patógenos externos, entre outras coisas, por isso é importante que ele funcione em um equilíbrio correto.

Quando nossas defesas são baixas, somos muito mais vulneráveis a infeções e doenças, por isso é importante fortalecer nosso sistema imunológico sobretudo nessas situações.

A continuação, veremos alguns dos suplementos naturais mais estudados devido as suas propriedades imunoestimulantes:

  • Reishi e Shitake: representam dois dos fungos mais utilizados desde a antiguidade devido às suas propriedades fortes imunológicas, anti-inflamatórias, antifúngicas, antivirais e antitumorais. Sua composição é rica em ingredientes ativos, como polifenóis e polissacarídeos.

O Reishi é um fungo “Ganoderma lucidum” tradicionalmente cultivado em países asiáticos. Atualmente, há um grande número de publicações científicas que apoiam seu uso como um potenciador do sistema imunológico, entre muitas outras propriedades.

Outro fungo muito popular na cultura asiática é shitake. Demonstrou-se que sua composição rica, que destaca a quantidade de polissacarídeos lentinanos, estimula a imunidade em muitas situações. A maioria dos estudos tem focado no papel desse polissacarídeo como preventivo de tumores.

Terapeuticamente, o uso de fungos é recomendado de forma sinérgica para obter um efeito maior, portanto, uma combinação destes dois tipos pode ser perfeita para nos ajudar a aumentar nossas defesas, estabilizar o açúcar no sangue, aumentar nosso desempenho e vitalidade, etc…

  • Própolis: O própolis é uma substância resinosa criada pelas abelhas para manter suas colmeias estéril. É uma substância altamente valorizada em nutrição e cosméticos naturais devido às suas múltiplas propriedades.

É importante que seja de boa qualidade para garantir seus benefícios, pois a origem é importante, uma extração correta e uma boa conservação. O própolis descentrado e padronizado é mais puro e mais rico em ingredientes ativos garantidos.

Entre as múltiplas propriedades que lhe são atribuídas destaca-se:

  • Efeito antiviral;
  • Reforço do sistema imunológico, aumento das defesas;
  • Regulação do apetite;
  • Antibacteriano intestinal.

Todas essas propriedades fazem da própolis um dos suplementos naturais mais poderosos para nos ajudar a prevenir e tratar os resfriados e resfriados típicos dessas datas.

  • Equinácea: Trata-se de uma planta originária da América do Norte utilizada tradicionalmente para a prevenção e tratamento de catarros, gripes, feridas, mordeduras de serpentes, etc.…, devido as suas propriedades imunoestimulantes.

A planta equinácea é a mais conhecida e estudada das plantas que ajudam o sistema imunológico. Possíveis mecanismos de ação foram descritos pelo qual modula o sistema imunológico, como, por exemplo, aumentando a produção de células T alie interferão, aumentando a mobilidade das células imunes ao foco da infeção, etc.

O seu consumo é recomendado de forma preventiva em períodos anteriores a datas em que geralmente pegamos frio como inverno ou primavera para evitar alergias, etc.

Indicações: resfriados, infeções, dores de garganta, tosse, gripe, etc.

  • Vitamina C: A vitamina C apresenta um dos micronutrientes essenciais ao nosso organismo para manter um bom nível de defesas e um sistema imunológico ótimo. Demostrou-se que uma carência desta vitamina torna-nos mais suscetíveis a certos agentes patogénicos.

Vários estudos observaram que a presença de vitamina C no nosso organismo é reduzida em estados de doença, porque as células do sistema imunológico acumulam-se para desempenhar a sua função.

Um estado de stress oxidativo é comum na maioria das doenças. A vitamina C é um antioxidante conhecido e poderoso que protege as células de espécies reativas de oxigénio, de modo que reduza o stress oxidativo em processos patológicos, melhorando o seu prognóstico e gravidade.

É importante saber que a vitamina C está presente de forma natural em muitos alimentos, como frutas e vegetais, que devemos ingerir na nossa dieta diária.

  • Geleia Real: A Geleia Real é uma substância de grande valor ecológico e extraordinariamente nutritiva, feita pelas próprias abelhas como alimento para as larvas trabalhadoras durante os primeiros dias de vida e para a abelha rainha durante a sua vida. Entre as suas propriedades, destaca-se a grande capacidade de estimular o crescimento.

Devido à sua excelente composição em água (60%), proteínas (13%) (ricas em aminoácidos essenciais), ácidos gordos em grande valor biológico (que permitem a sua conservação) (5%), hidratos de carbono (13%), vitaminas do grupo B e vitaminas lipossolúveis e alta concentração em minerais (sódio, ferro, cobre, etc) foram atribuídos vários benefícios ao seu consumo como:

  • Energia
  • Sistema nervoso estimulante
  • Maior oxigenação dos tecidos
  • Estimulador do crescimento
  • Hidratação e elasticidade da pele
  • Antivírica, antibacteriana e antifúngica.

Ao optar por um suplemento de Geleia Real, devemos ter em conta a concentração desta em 10 HDA, uma vez que é a substancia que nos determinará a qualidade da geleia. Os padrões de qualidade determinaram que uma geleia de qualidade deve ter uma quantidade mínima de 3% de 10 HDA.

  • Lactoferrina: Trata-se de uma proteína globular presente no leite dos mamíferos, de modo que passa da mãe para o bebe e lhe fornece muitos benefícios, aumentando o sistema imunológico. Esta proteína tem efeitos imunorreguladores, estimula ou inibe os componentes humorais e celulares da imunidade envolvidos na prevenção e tratamento de situações patológicas múltiplas.
  • Outros suplementos naturais que devemos ter em consideração ao aumentar as nossas defesas são: tomilho, sol dourado, verbascum, pinheiro, erva-doce, acerola, etc.

Tenha em mente que uma nutrição adequada e um estilo de vida saudável ajudará o nosso sistema imunológico a funcionar adequadamente e, em caso de suplementação, é sempre importante consultar um profissional, para encontrar o suplemento que melhor se adapte às nossas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *