Conselhos para conseguir um bronzeado saudável antes do verão - Drasanvi PT

Conselhos para conseguir um bronzeado saudável antes do verão

Bronzeado saudável todo o ano, principalmente antes do verão … para chegar à época de verão com uma pele saudável e protegida.

Bronzeado saudável antes do verão

Se queres antes do verão um bonito bronzeado, duradouro e sobretudo saudável, contámos te como consegui-lo com uma alimentação adequada e cuidados muito específicos.

Se és desportista tens de prestar mais atenção a tua pele e não só no verão. As pessoas que fazem exercício físico diário expõem-se a mais agressões que o resto, devido ao sol, ao vento, ao suor, duches frequentes, oxidação celular, etc.

Portanto, uns bons hábitos de proteção e hidratação e uma alimentação adequada, nos ajude a preparar a nossa pele para a exposição ao sol e também serão nossos aliados na hora de conseguir um bronzeado bonito e duradouro para o resto do ano.

Os cuidados com a pele em qualquer época do ano

Quando os raios UVA e UVB, a radiação ultravioleta do sol, excede a quantidade que a melanina, o pigmento protetor da pele, é capaz de absorver, produzem-se alterações na nossa pele e inclusive queimaduras, iguais às que provocam as queimaduras térmicas geradas por fontes de calor como é o fogo, a prancha ou o secador. As ampolas, edemas e febre ou até mesmo problemas mais graves como o aparecimento de manchas e envelhecimento prematuro são sinais evidentes que algo não está bem.

Dependendo do nosso tipo de pele, a nossa pele vai responder de uma outra forma aos raios solares, mas ter um fotótipo alto não significa que podemos descuidar da nossa hidratação ou a prevenção da exposição ao sol.

Uma pele bronzeada queima-se menos e está mais protegida

Por isso é altamente recomendável que todos os tipos de pele especialmente os mais claros tomem medidas de proteção durante todo o ano, de modo a que quando chegar o momento de exposição ao sol a nossa pele está protegida, hidratada, na medida do possível, e já bronzeada.

Em qualquer caso, o importante é prevenir e se sabemos quais os produtos a utilizar e como aplicá-los, é possível desfrutar do sol sem problema.

Nenhum filtro solar oferece uma proteção absoluta, mas sim ajuda a prevenir queimaduras graves. A exposição ao sol não ocorre apenas no verão, quando apanhámos sol, mas todos os dias do ano independentemente da estação e como dissemos antes é mais aguda em atletas que expõe diariamente a sua pele a este tempo. É, por isso, que é importante usar sempre proteção, embora os fatores possam variar de acordo com a estação do ano. No outono e no inverno utilizámos proteção solar SPF de 15 e 30 e na primavera e verão entre os 30 e os 50, dependendo do nosso tipo de pele.

Deve-se aplicar o protetor 30 minutos antes da exposição ao sol. E voltar a aplicar pelo menos a cada duas horas para apanhar sol ou praticar um desporto ou atividade sem risco.

Também, é recomendável utilizar afterun com ativos como é Aloé Vera. É um ritual muito agradável após a exposição ao sol, uma vez que hidrata e acalma a pele em profundidade para além de ajudar a prolongar o bronzeado.

Não nos podemos esquecer da esfoliação, muito necessária, já que assim eliminamos as células mortas e as impurezas da pele, o que se traduz numa regeneração celular mais intensa e um bronzeado mais uniforme e luminoso.

E, claro, uma boa hidratação da pele. É essencial para manter em bom estado a pele, por isso é necessário tomar dois a dois litros e meio de água para manter o corpo e a pele perfeitamente hidratados.

A dieta é a chave para um bronzeado saudável

É recomendável consumir alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas A, B, C e E, assim como Omega 3 que favorecem, preparam e prolongam o bronzeado.

Frutas e verduras

Cenouras, manga, melancia e tomate são muito ricos em betacarotenos, ajudando a aumentar a pigmentação e a ativar a melanina fazendo com que o bronzeado dure mais tempo. Por lo que pensar em clave naranja a la hora de elegir estos alimentos se convierte em un juego saludable muy interesante. Tem especial incidência a Vitamina C, que produz hidroxilina e hidroxiprolina, importantes para a produção de colagénio, substância que da firmeza à pele e ajuda a reverter os efeitos negativos das radiações solares.

Peixe azul e sementes

O pescado azul como o salmão, a cavala, as sardinhas, mas também as sementes como a chia e os frutos secos contêm gorduras poliinsaturadas, ácidos omega-3, vitamina A e minerais e têm um papel fundamental para o bom estado na pele, ajudando a lubrificar e a fornecer elasticidade.

Óleos vegetais

Os óleos vegetais como o azeite, o óleo de girassol e de soja, mas também o gérmen de trigo, o abacate e o ovo são ricos em Vitamina E, convertendo-se em potentes antioxidantes e cicatrizantes.

Nutricosméticos para um bronzeado saudável todo o ano

Para além da alimentação, também podemos recorrer a suplementos alimentares que ajudam a nossa pele a ativar a melanina, e assim, a proteger se dos raios solares. Trata-se de produtos naturais como antioxidantes, vitaminas e óleos gordos que hidratam e nutrem a pele para bronzear-se de uma forma saudável e duradoura e, para além disso, evita o envelhecimento da pele e a perda de elasticidade e firmeza.

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Ángela Tejedera

Diplomada em Aromaterapia Científica

Especialista em Estética e Bem-estar