Alimentos saciantes para comer menos

Alimentos saciantes para comer menos

Incorpora saciantes na tua alimentação

A muitos de nós nos ataca de repente um fome voraz, que acostumamos apaziguar com alimentos cheios de calorias. Trata-se do nosso pior enemigo, uma ansiedade que nos leva a tomar alimentos que não deveríamos, especialmente se estamos a fazer dieta.

Uma boa solução e que podemos manter todo o ano é recorrer aos alimentos saciantes, que nos ajudam a eliminar a fome e ainda por mais não engordam.

E como comer de forma equilibrada e organizada não sempre é fácil, mas é possível, vamos t dizer quais são os alimentos mais saciastes que podes incorporar na tua dieta. O nosso objetivo é controlar a fome, a ansiedade, o comer ente refeições e dar-lhe ao teu organismo estritamente o que precisa.

Os alimentos mais saciantes são aqueles que contêm proteínas e/ou fibra, como as frutas, os legumes ou a carne… e também aqueles com um alto conteúdo em água.

Presta atenção aos alimentos mais saciantes além de serem muito ricos em fibra e supernutritivos

Proteínas vegetais

As proteínas vegetais são um grande aliado quando falamos de alimentos saciantes. Melhor serem proteínas vegetais porque te ajudarão a manter os níveis de açúcar no sangue. Proporcionam uma energia estável e duradoura, permitindo que mantenhas essa sensação de saciedade até o almoço. As sementes de chia, a quinta, os legumes ou algas como a spirulina possuem importantes quantidades de proteína com poder saciante. Mesmo tratando-se de uma proteína animal, os ovos também são muito saciantes e ricos em proteínas. A sua digestão é mais complexa e longa que a de outros alimentos.

Frutos secos

As amêndoas, as nozes ou os pistácios se transformam num bom lanche que alimenta, nutre e sacia muito, contrariamente às chips en outros produtos industriais, que contêm muitas gorduras saturadas e calorias, mas poucos, ou quase nenhum, nutrientes.

Agua

Os expertos recomendam beber pelo menos dois litros de agua ao dia, já que é muito saudável. Ainda, ao fazê-lo, te sentirás mais cheia e evitarás comer, já que muitas vezes confundimos a desidratação com a fome.

Frutas e legumes

Os alimentos que contêm grande quantidade de agua além de aportar proteínas e fibra, ajudam a evitar a sensação de fome. As frutas e legumes são muito ricas em agua e têm poucas calorias. Enchem o nosso estômago e dão sensação de plenitude. A melancia, o melão, os morangos ou a salada, o tomate e a alcachofra são os nossos grandes aliados frente a sensação de fome. Mas a maçã especialmente é a rainha dos saciastes, pelo seu alto conteúdo em pectina, fibra solúvel que enche no estômago reduzindo o apetite.

Carbohidratos complexos naturais

As batatas, a massa e o arroz são alimentos que nos dão energia e nos saciam muito depressa. Se são integrais, ainda melhor.

Além disso, cereais como a aveia, que tem a particularidade de absorver líquidos como se fosse uma esponja, é ideal para eliminar a fome. Especialmente se é tomada ao pequeno almoço, já que te saciará durante muitas horas e ao mesmo tempo te dará muita energia.

Mas, cuidado, temos que fugir de alguns carbohidratos simples, tais como os açúcares refinados e os doces, que causam picos de açúcar em sangue, incitam-nos a comer mais e aportam uma energia imediata enganadora sem nenhum valor nutricional.

Glucomanano, Goma Guar e Agar Agar

  • O efeito destes ingredientes é imediato. Uma vez ingeridos, absorve, agua e enchem, originando um enchimento parcial do estômago e uma distensão que ativa no nosso cérebro sinais de saciedade. Neste aspeto, destaca especialmente o glucomanano, que é obtido a partir dos tubérculos de uma planta que cresce em África e Ásia, chamada Konjac. É uma fibra solúvel em agua que pode incrementar o seu volume até 200 vezes, elevando a sensação de saciedade, exercendo um efeito laxativo suave e diminuindo a absorção de glicose.
  • A Goma Guar é outro ingrediente saciaste que interage com a agua multiplicando o seu tamanho, já que absorve agua e multiplica o seu volume. É extraído da planta de guar, uma leguminosa que vem da India é que é usada na indústria alimentar para aportar fibra aos alimentos.
  • O Agar Agar é outro espesante natural, usado pelos japoneses por séculos pelas suas propriedades. Não tem calorias, favorece a digestão e tem uma ação purificaste e saciante, já que no contacto com o agua se transforma numa gelatina viscosa.

O exercício pode também ser saciante

Fazer exercício ao final da tarde provoca sensação de saciedade. Isto é porque o exercício suave a essa hora tem um efeito anti-stress, libertando endorfinas. Por este motivo é muito recomendável fazer exercício antes do jantar, especialmente porque desta forma evitamos a tentação de lanchar algo ao chegar a casa após o trabalho.

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