Açafrão da Terra, um anti-inflamatório natural

O Açafrão da Terra, ou Cúrcuma, possui ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando na dor pré-menstrual, dispepsia e dores nas articulações

O que é o Açafrão da Terra

A Cúrcuma, ou Açafrão da terra, de cor amarela intensa, é extraído da raiz de uma planta herbácea do mesmo nome, caraterística de zonas quentes e húmidas. O seu nome botânico é Curcuma longa.

Ao longo da história este tem sido utilizado como corante, como especiaria e também para fins medicinais. Na medicina ayurvédica é utilizada para o tratamento de úlceras pépticas, dor e inflamação em doenças reumáticas, amenorréia, dismenorréia, diarreia, epilepsia e problemas dermatológicos.

Os componentes mais importantes no Açafrão, aqueles que têm demonstrado maiores efeitos farmacológicos são um grupo de compostos chamados curcuminóides, principalmente a Curcumina. A Curcumina possui atividade antioxidante e a captadora de radicais livres, anti-inflamatória, anti-bacteriana, antiviral, e anti-fúngica.

Podemos adquirir Açafrão em qualquer supermercado, mas também em extrato seco em parafarmácias, ervanárias e centros dietéticos. Esta opção permite-nos utiliza-lo como suplemento alimentar de forma ao nosso organismo absorver de forma mais eficaz as suas propriedades. É aconselhável verificar se estão titulados em Curcumina e a quantidade por dose diária que estamos a tomar deste princípio ativo natural.

Benefícios do Açafrão da Terra: anti-inflamatório e antioxidante

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou o seu uso tradicional para aumentar a secreção biliar no tratamento da indigestão: distensão abdominal, flatulência e digestão lenta. No entanto, em algumas pessoas pode causar irritação gástrica e flatulência como efeito secundário, dependendo da dose. Não é recomendado para pessoas com alterações e obstruções biliares.

A OMS e a Comissão Europeia indicam para a dispepsia (desconforto digestivo depois de comer, sensação de peso, náuseas, azia, dor do estômago e flatulência) hiper ou hiposecretoras e meteorismo (acumulação de quantidade excessiva de gás no intestino ou estômago).

O maior potencial do Açafrão está a ser investigado para medicina moderna: a sua ação anti-inflamatória e analgésica. Tem se vindo a demonstrar, por exemplo, alívio da dor pré-menstrual, que normalmente está associado a sintomas graves.

Devido à ação sinérgica entre as propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes do Açafrão da Terra, este também pode ser muito útil para ajudar a aliviar de forma rápida dores articulares (dores associadas a atrozes, artrites e reumatismo), entorses e contusões. Tem vindo a ser estudado o seu interessante poder expetorante para tratamento de resfriados e gripes.

Bibliografia

Jurenka JS. Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma longa: a review of preclinical and clinical research. Altern Med Rev 2009; 14: 141-153.

Khayat S, Fanaei H, Kheirkhah M, Moghadam ZB, Kasaeian A, Javadimehr M. Curcumin attenuates severity of premenstrual syndrome symptoms: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Complement Ther Med. 2015; 23 (3): 318-24. doi: 10.1016/j.ctim.2015.04.001.