5 Plantas para prevenir a queda de cabelo

5 Plantas para prevenir a queda de cabelo

O milhete, videira, a semente de abobora, o ginkgo e a cavalinha ajudam-nos a prevenir a queda de cabelo durante todo o ano. A queda do cabelo é um fenómeno natural, uma vez que é uma etapa do ciclo do cabelo. Tem que cair para começar a crescer de novo, como já explicamos no nosso anterior artigo. Llega el otoño, ¡SOS cabello!

Se a queda do cabelo for excessiva, pode dever-se a outras causas, como o stresse, as alterações hormonais ou por uma má alimentação. No caso desta ultima, uma ingestão nutricional incorreta, quer por uma dieta hipercalórica não controlada por um profissional, ou uma dieta hipocalórica com deficiências de vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio, zinco… pode ser a causa mais comum da debilidade e queda de cabelo. Para além de que no caso das mulheres, é agravada a perda de ferro durante a menstruação.

Tal como acontece com a maioria das coisas, é mais fácil a prevenção e cuidar do nosso cabelo durante todo o ano.

Como prevenir a queda de cabelo todo a ano

Para além de uma correta alimentação, há uma imensa variedade de produtos que nos ajudam a travar a queda de cabelo, desde champô, sérum, suplementos alimentares, etc. Hoje centramo-nos em cinco plantas e tudo o que nos fornecem graças a sua composição.

Milhete

  • É um cereal que se consome habitualmente no Oriente e é considerado alimento terapêutico pela medicina tradicional chinesa.
  • Não contêm glúten, portanto pode ser consumido por intolerantes ao glúten
  • É uma boa fonte natural de magnésio, potássio, ferro, zinco, riboflavina e ácidos gordos

Videira

  • Planta semilenhosa. Atualmente é mais comum encontra-la em locais de clima temperado
  • Facilita a circulação do sangue pela sua composição em flavonoides, portanto, ajuda a que o nosso cabelo recebe todos nutrientes necessários
  • Contêm muitas vitaminas do complexo B e minerais necessários para um cabelo saudável

Cavalinha

  • Arbusto rasteiro de caule rizomatoso. Com uma composição muito rica em minerais (silício, potássio, magnésio…) flavonoides e taninos
  • A sua principal função é diurética, mas também, se usa como remineralizante pelo seu alto conteúdo em silício, ajudando a travar a queda de cabelo e a aparição de caspa.

Semente de Abobora

  • Utilizada desde a antiguidade pelas suas propriedades. A sua composição baseia-se principalmente em gorduras sobretudo w3 e w6, conhecidas como “boas gorduras” e proteínas.
  • Também inclui vitaminas do grupo B e é uma das melhores fontes de selénio, magnésio e zinco.

Ginkgo Biloba

  • Árvore única no mundo, procedente da China. Considera-se a espécie superior viva mais antiga do planeta
  • As suas folhas contêm flavonoides que facilitam a microcirculação sanguínea. O sangue transporte o oxigénio e com ele os nutrientes.

Estas plantas podem tornar-se numa fonte de infusão, de extrato seco e como já mencionamos como suplemento alimentar. Se decidir utilizar alguma comprove a sua composição e a dose de cada um dos seus ingredientes. O melhor será aquele que incluir as 5 plantas que enumeramos, já que estas realizam, uma ação sinergética: graças a todas as vitaminas e minerais que nos possibilitam o aumento da irrigação do folículo piloso (fortalecendo assim a atividade celular da raiz), não só ajuda a prevenir a queda de cabelo, mas também promove o seu crescimento e aumento do brilho natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mamen Carbajo

Nutricionista

Health Coach em Drasanvi