10 chaves para controlar a ansiedade

10 chaves para controlar a ansiedade

Fornecemos-lhe alguns truques para o ajudar a reduzir a ansiedade, concretamente 5 remédios naturais e 5 hábitos saudáveis para incluir na sua rotina

O que é a ansiedade?

A ansiedade pode ser uma emoção normal ou um transtorno psicológico, dependendo da sua intensidade e do impacto que uma pessoa sofre no seu dia a dia.

Em condições normais, trata-se de uma emoção que constitui os impulsos vitais que nos motivam a realizar as nossas tarefas e a enfrentarmos novas situações.

A ansiedade converte-se em patologia quando em vez de favorecer o nosso comportamento, interfere sobre ele, e alcança tal protagonismo que desperta a nossa atenção para ele.

Pode dar-se em situações circunstanciais como situações traumáticas (acidentes rodoviários), experiências vitais significativas (alterações a nível profissional e pessoal), consumo de substâncias tóxicas e se existe carácter genético.

Como identificar que sofremos de ansiedade?

Os sintomas da ansiedade tanto podem ser físicos como psicológicos.

Físicos:

  • Pulsação elevada
  • Transpiração excessiva
  • Transtornos digestivos
  • Tensão muscular
  • Aperto no peito

Psicológicos:

  • Problemas de concentração
  • Preocupação constante
  • Problemas de sono
  • Pensamento negativos

5 remédios naturais para combater a ansiedade

Existem diferentes plantas e princípios ativos que podem ser um apoio interessante e ajudar-nos a controlar ou a minimizar a ansiedade. Vejamos as opções que a natureza nos oferece:

  • P5HTP o 5-hidroxitriptófano: procedente de plantas como Griffonia, o 5HTP, poderíamos decidir de uma forma mais bio disponível do aminoácido L-triptofano. Como sabemos que é um precursor da serotonina, sim! O chamado “hormônio da felicidade”. Graças ao seu efeito ansiolítico pode ser de grande ajuda para aqueles estados de ansiedade e insônia.
  • Valeriana: Embora seja popularmente conhecido por ajudar a adormecer, esta planta pode ser muito útil graças às suas propriedades relaxantes. Esta vai ajudar a reduzir a tensão nervosa, irritabilidade e stress mental.
  • Melissa: A Melissa officinalis oferece propriedades sedativas (para além de digestivas e carminativas). Muito útil no nervosismo e stress.
  • Magnésio: Embora se conheça muitas propriedades deste mineral, neste caso, vamos destacar aqueles que estão relacionados com o sistema nervoso e humor. O magnésio é um dos principais ativadores da libertação de processos de energia, melhora o funcionamento psicológico, diminui a resistência, a fadiga e a insónia.
  • Vitamina B6: A vitamina B6 ou piridoxina intervém no normal funcionamento das células nervosas, na síntese de neurotransmissores (tais como o GABA ou serotonina). Por isso, é geralmente recomendado em síndrome depressiva ou de ansiedade. Também em situações de stress, o corpo precisa de maiores quantidades desta vitamina.

5 hábitos essenciais na sua rotina

Se sofre de ansiedade frequentemente, faz uma pausa na tua rotina e incorpora estes 5 hábitos urgentemente. No princípio vai precisar de um plano, mas gradualmente vai se acostumar e acabará por deixá-lo.

  • Dedicar-se tempo, sentar-se calmamente e refletir com uma bebida quente. Identificar a causa e tomar consciência para poder controlá-la. Pode dedicar 5 minutos escrevendo o que são esses pensamentos e esses medos, poderá vê-los a partir de outra perspetiva.
  • Ative seu corpo. Como temos falado muitas vezes exercício liberta substâncias diferentes no corpo que nos fazem mais positivos.
  • Cuide da alimentação. Evita substâncias excitantes.
  • Procure um confidente, para compartilhar as suas emoções irá ajudar a reduzir a ansiedade. Se se sentir compreendido e ouvido, algumas preocupações irão reduzir de intensidade.
  • Aprenda a relaxar e respirar. Estas técnicas são muito eficazes no combate à ansiedade.

Hoje nós quisemos dar-lhe algumas ferramentas para detetar ansiedade e ajudá-lo a viver com ela, reduzindo-a. Mas lembre-se que é um sentimento que muitos experimentam em diversos momentos da vida, e isso é normal. Não se assuste mais do que o necessário. Aceite esses sentimentos e aprenda a lidar com eles!

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Nieves García

Nieves García

Técnico superior em nutriçao

Especialista em plantas medicinais