10 benefícios do óleo de amêndoas doces

10 benefícios do óleo de amêndoas doces

O óleo de amêndoas doces tém propriedades hidratantes e suavizantes, além de ser adequada para todo tipo de pele e cabelo.

O óleo de amêndoas doces ganhou o seu espaço na listagem de produtos indispensáveis para realizar uma cosmética e higiene naturais.

Destaca por ser um ingrediente muito nutritivo, com importantes componentes como a Vitamina E, minerais e ácidos gordos monoinsaturados. Por isso, é uma grande opção para hidratar e nutrir a pele e o cabelo sem ter medo a subtâncias tóxicas ou parabenos. Isso sim, para garantir os melhores resultados, deve optar pelo óleo de amêndoas doces ecológico e de pressão em frio.

De onde é extraído?

O óleo de amêndoas doces provém, exclusivamente, das amêndoas comestíveis da espécie ‘Prunus amygdalus var dulcis’. Pode aplicarse tanto na face como no corpo ou o cabelo, e é apropriado para peles sensíveis, grávidas ou bebés.

10 benefícios do óleo de amêndoas doces

1. Hidrata a pele em profundiade:

É um óleo muito suave e hipoalérgico, perfeito para hidratar nossa pele sem obstruir os poros pela presença de ácidos gordos essenciais. Utilize diariamente após o duche, mediante uma massagem de movimentos circulares e ascendentes.

2. Limpeza profunda da pele

É um desmaquilhante natural muito económico e eficaz. Tem uma textura ligeira e ajuda a prevenir espinhas e acne. Coloque na face umas gotas de óleo de amêndoas e extenda mediante uma pequena massagem circular para ir eliminando a sujidade. (Não tenha medo em que o óleo entre em contacto com os olhos ou boca). Depois, com um algodão, retire o óleo. Pode repetir a acção as vezes que seja neecssário. Depois, use um sérum com óleos essenciais.

3. Um exfoliante natural

Si mistura umas gotas do óleo de amêndoas com umas colheres de açúcar de coco conseguirá uma mistura ideal para exfoliar a sua pele (recomendável uma vez por mês), esepecialmente face ao verão.

4. Efeito anti-oxidante

O seu conteúdo em vitaminas A e E exerce uma poderosa ação antioxidante e regeneradora. Por isso é recomendável que seja aplicada em cicatrizes (nunca em feridas abertas), assim como em estrias vermelhas para suavizar as marcas e melhorar a elasticidade da pele. Ainda, acalma as irritações cutâneas, incluindo no caso de bebés.

5. Alivia dores musculares

Um dos seus usos tradicionais é, precisamente, reduzir as dores musculares pelo seu conteúdo rico em proteínas. Para obter melhores resultados, é aconselhável aquecer um pouco o óleo e aplica-lo em músculos doridos, massajando continuamente. Humedecer uma toalha, escorrer e cobrir a zona massaja durante meia hora aproximadamente.

6. Óleo de massagem

O óleo de massagem de amêndoas proporciona uma base oleosa de primeira categoría para uma massagem aromática ou terapêutica em qualquer zona do corpo. Junto a umas gotas de óleo de amêndoas pode misturar outros óleos essenciais que combinam perfeitamente para dormir melhor, relaxar, prevenir as rugas ou evitar a secura do cabelo, como pode ser com lavanda, camomila ou jasmim.

7. Controlar a queda do cabelo

O óleo de amêndoas doces é rico em minerais como o cálcio, o zinco ou o magnésio, os principais ‘culpados’ pela queda do cabelo ou do crescimento deficiente. Por isso, seu uso pode ajuda-lo a contraria o enfraquecimento do cabelo de forma muito natural. Utilize umas gotas sobre o cabelo molhado e massagem no couro cabeludo durante uns minutos (meia hora mínimo). Depois, lave o cabelo com champô para eliminar o óleo que não foi absorvido. Se o deixa reposar toda a noite, o resultado será ainda melhor.

8. Um aliado contra a caspa

Para ser usado contra a caspa, deve misturar numa tigela um 50% de óleo de amêndoas (8 gotas), quase a mesma quantidade de óleo de jojoba e duas gotas de óleo essencial de lavanda, óleo essencial de alecrim e óleo essencial de árvore do chá. Aplique pela noite, deixe agir e lave a aclare de manhã. Ainda, o óleo tem propriedades emolientes e humectantes que combatem a secura capilar.

9. Ideal para fortalecer as unhas

Pela sua dificuldade em penetrar a pele, também é recomendado para amolecer a pele e a retícula antes de fazer a manicure ou pedicure. O seu conteúdo em Vitaminas A e as do grupo B ajudam a fortalecer as unhas mais frágeis.

10. Para o cuidado de pestanhas

Aplique com um disco de algodão uma pequena quantidade de óleo de amêndoas doces sobre as pestanhas superiores e inferiores e também o deixamos agir toda a noite. É um hidratante e regenerador de pestanas natural (e muito barato) que realmente funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *